quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Dia 9 - O Dia D


Acordei na confortável cama de meus hóspedes triangulinos me sentindo capaz de atravessar o mundo. Nesse momento final parecia que meu corpo sentia a proximidade do fim e eu estava muito bem. A saída de Uberlândia foi ótima, havia nuvens no céu, mas o clima parecia bom mesmo assim, e as pistas duplas finalmente começaram.



Rodando forte, atento aos radares e aos carros que passavam voando ao meu lado, rapidamente cheguei em Uberaba/MG última cidade mineira antes de São Paulo. Não podia sair dali sem um queijo. Avistei um posto com uma enorme placa escrita 'laticínios' no sentido Uberlândia e fiz o retorno. Comprei o queijo e quando volto a rodar, olho o GPS que me diz para entrar no centro de Uberaba. Pensei 'meu Deus, essa máquina já vai me colocar perdido de novo'. No final de uma rua perguntei onde estava o retorno para a pista sentido Sampa e um mineiro tranquilo me disse 'ah, por aqui tem não, só dando a vorta [sic] lááááá...' falou ele apontando para longe. Decide seguir o GPS, que, para minha estúpida surpresa, estava certo me guiando pelo meio da cidade e me levando perfeitamente de volta no caminho certo. Voltei a acreditar nele.



Logo entrei em solo Paulista. E cada vez mais sentia o fim se aproximando. Uma parte de mim queria ficar na estrada, continuar rodando, mas outra parte, a mais sensata, não via a hora de poder tomar um banho e se esticar em algo que podemos, nós mesmos, chamar de lar. A fome apertou e eu parei em uma das milhares de churrascarias gaúchas espalhadas pelas beiras de estradas de todo o Brasil.



Depois do meu último almoço on the road, voltei a rodar nas boas rodovias 'públicas' - leia-se 'sob concessão' - paulistas e, por ser motociclista e não pagar pedágio, realmente acreditar na eficiência estatal na gestão das estradas. Enquanto tirava fotos dos canaviais o clima foi fechando.

Voltei a rodar forte, preocupado com a chuva. De vez em quando uma placa indicando aos motoristas para reduzirem de 120 para 60 km/h em caso de neblina passava ao meu lado no que eu pensava 'meu Deus, será que eu vou pegar neblina?'. Pode apostar!

Comecei a ficar preocupado em escurecer na estrada antes de chegar em São Paulo. Subi a SP-348, a Rodovia dos Bandeirantes a toda velocidade e quando o céu começava ficar escuro a placa que dizia 'Perímetro Urbano' cruzou o meu caminho. Cheguei direto na marginal tietê. Não consegui encontrar lugar para parar e trocar o chip que continha os mapas da cidade até avistar uma placa 'proibido parar e estacionar - exceto emergências'. Essa era uma. Encostei e troquei o chip meio amedrontado naquela super avenida. A brusca mudança de estrada para a cidade me assustou. Duas pessoas apontaram pra mim de um viaduto o que me deixou mais neurótico ainda - momento nelson, nem bati uma foto - mas tudo ficou melhor quando o GPS informou que eu estava apenas a 3,6 km de casa. Facilmente cheguei no destino final. Não podia acreditar. Olhei para trás e lembrei de tudo, de todos as pedreiras que eu passei. Poder sentir a emoção do dever cumprido não tem preço. Fui encontrar a pessoa que mais me deu força esse tempo todo que sempre acreditou em mim - até se eu desistisse de tudo - e pude brindar a vitória de sei-lá-o-que.

14 comentários:

Anônimo disse...

aew!
Parabens pela a otima viagem...


by... Khássio

Unknown disse...

Parabens e espero nos encontrar muito em breve.

Fico feliz que voce esteja bem e que a Elida esteja tomando uma Heineken, que é nossa cliente.

Unknown disse...

muuuuuuito bão, o passeio, os relatos, as imagens, parabéns amigo, vamos aguardar mais fotos no FOL.
um abraço.

davis disse...

Elida,

cuide bem dessa criança!

a idade mental e de 12 anos.

desejando toda felicidade a vcs.

deste q se considera amigo,
david aguiar

Anônimo disse...

Rapozo,
vc não faz idéia da felicidade que estou sentido por vc ter conseguido alcançar seu objetivo com segurança, tavez por já ter vivido momentos como esses que vc viveu.
Obrigado pela carona!!

Grande abraço!

OsmarDF (falconline)

Lívia Condurú disse...

Querido. Bom saber que chegaste bem! Em breve pinto por aí e então, conta todas as agruras dessa aventura... rs
beijos em ti e muito outros na Élida!

Iara Vasconcelos disse...

Caraca, Rick!!!! Conseguiste, seu doidinho!!!! Aqui, tá todo mundo respirando aliviado!!! Hahahahahaha!!! Parabéns pela odisséia!!!
Amigo querido, seja muito, muito, muito feliz!!! Nós te amamos!

Ricardo Rapozo disse...

Valeu pelas energias galera. foi rock mas deu e eu me diverti muito. Ainda vou postar as considerações finais mas, antes de mais nada, vocês foram muito importantes, UM GRANDE ABRAÇO!!

Anônimo disse...

Oi querido,
Só agora pude passar uma vista d'olhos no blog. Fico feliz que você tenha chegado bem... e, confesso, aliviada. Fique bem e mantenha seu GPS. Te beijo.
Ara

Lidianismo disse...

Quem foi que disse que eras louco (além de mim) por comprar uma moto? Pois é. Ledo engano.
Minhas desculpas e parabéns. Conseguiste!

Qual será a próxima aventura?

:)

Anônimo disse...

Bem Vindo A Sampa ( Atrasado )assim que der já tem 2 Points pra contar as peripecias da viagem e cenhecer os amigos da Falcon Online.

Caê.

Japa e Ioha disse...

Po, meu amigo!
Fabulosa viajem!
Otimos relatos, grandes fotos!
E agora, rola a volta?

On the road!

Unknown disse...

CARA PARABENS PELA VIAGEM, SOU FÃ DA GUERREIRA XR 200, ESSA TUA VIAGEM SÓ FEZ AUMENTAR MINHA CONFIANÇA NA MOTO.

Anônimo disse...

Parabéns rapaz .........~
Juro que li e reli sua história com toda certeza voc~e tem um grande espirito aventureiro.
Eu também tenho uma XR mas depois que eu comprei descobri que a maior parte do motor é de uma 150 ( sacanagem)mas estou arrumando ela pois moro em Belém mas passei em um concurso e ela vai ter que me levar para Tailândia toda semana rsrsrs. Se for planejar outra viajem dessa to dentro tenho parentes em Brasilia e Unai (MG)
meu email diogo22alves@hotmail.com

valeu pela história e cuida bem da Maga!!!!