terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dia 2

Tive um sono pétreo. Meu anfitrião, Kássio do CouchSurfing, foi um profissional em me fazer sentir em casa e meu corpo descansou tudo o que precisava, acabei acordando muito depois do previsto. Apenas as 9h pude partir de Imperatriz em direção a Gurupi-TO novamente debaixo de um céu carregado. Só que desta vez o dia seria diferente.

Logo parei em uma cidade chamada Estreito, fronteira do Maranhão com o Tocantins, cidade arrumadinha. No fim da BR uma ponte que, por ter uma ferrovia do lado, brevemente, me lembrou Marabá mas do outro lado o que me esperava eram estradas muito problemáticas.

Difícil Saber qual era a pior. Tanto a BR-153 como a 226 dão medo. Buracos, remendos toscos, certos momentos tudo se resumia a deprimentes primeira e segunda marchas. Em uma cidade chamada Guaraí eu quase faço o retorno por pensar que a rodovia que eu trafegava não era uma BR dada a calamidade do asfalto. Eu vi um carro da Polícia Rodoviária Federal passar com meia Blazer pelo canteiro central da cidade para evitar uma cratera que tomava conta de 3/4 da pista.
Mas o pior veio dos céus. Muita chuva despencou sobre nós. E eu botei à prova os equipamentos ditos impermeáveis. Bota e calça foram aprovados, o resto levou bomba - jaqueta comprada em promoção da marquinhomotos.com nunca mais. Se ontem eu reclamei do calor hoje eu mordi a língua. Com a água entrando pela jaqueta e a velocidade alta senti frio e com a chuva forte, algumas vezes, a velocidade caiu bastante, certa hora achei mais prudente parar por causa da baixa visibilidade.
Quando a tarde começou a cair achei melhor parar na cidade mais próxima e assim acabei ficando em Paraíso/TO distante 170 km de Gurupi. Acabei fazendo a média de 600 km e, fatalmente, terei que descontar essa diferença amanhã a caminho de Brasília.



Ou seja, mais pedreira pela frente - ah, se eu quisesse moleza ia sedado de avião. Mas uma coisa eu confeso: debaixo da chuva senti um super aperto no coração. Uma vontade de estar em casa, de boa. Só que o espírito guerreiro deve prevalecer nessa hora, e amanhã é tudo de novo mas diferente, afinal sempre temos como limpar a m#$*@


4 comentários:

Unknown disse...

A SAMURAI está com voce nessa viagem!

Vamos acompanhando todos os dias.

Boa sorte e vai registrando tudo.

Lívia Condurú disse...

esse timer da máquina... olha, até que se prove o contrário faço parte das apostas positivas! [rs!]

Ricardo Rapozo disse...

hehehehehe, valeu Lorenzo, trago o Bushido no peito.

*****

so faltou um tripé, dona menina. pois é, to sacando, mas eu nem lhe digo que cheguei nas parte mais fácil da viagem.

Unknown disse...

Comecei a ler sobre essa viagem só agora em 2020, a partir de uma pesquisa do google sobre viagens em XR 200, adquiri uma e quero seguir um feito desse.