quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia 4

Depois de pernoitar em Padre Bernardo/GO segui caminho, 100 km pela BR-080, até Brasília. Logo no começo da estrada pude ver o quão acertada foi minha decisão em parar na primeira cidade que cruzasse. A estrada está em condições precárias e é cheia de longas descidas e curvas assassinas, teria sido muito perigoso para uma pessoa que desconhece seus perigos.


Os caminhões são maioria absoluta - como em praticamente todas as estradas - e pelas condições do asfalto e pelos aclives, a velocidade deles é bem reduzida o que deixa as ultrapassagens mais fáceis e a viagem mais tranquila.


Depois de perder muito tempo fotografando e conjecturando sobre a existência humana solitariamente na beira da estrada. Terminei de fazer os 100 km mais longos da viagem. Encontrei com o amigo Lucas na Rodoferroviária do DF e rumamos para a sua casa, uma chácara numa área isolada de BSB. Um verdadeiro paraíso dentro da Capital Federal.

De lá temos uma visão em slow motion da agitada Brasília. Um lugar contemplativo. Pude esticar minhas canelas e ficar relaxando, apenas olhando o fim de tarde num silencionso morro do planalto.

Embora Lucas e sua família não sejam do CouchSurfing eles mostraram que o site é apenas a materialização de um espírito hospitaleiro que habita nas pessoas de bem. Fui estremamente bem acolhido no meio da família e pude me sentir humano novamente depois de tantos km sendo apenas superficial e passageiro por onde estive. Casa com belos bull-terriers que aqui eu posto para deleite de minha grande amiga Carol Collyer.


A viagem tem sido pesada como descrito nos post anteriores mas não tão pesada quanto eu imagei. Cheguei a pensar que minhas costas e ombros seriam massacrados por horas a fio em uma posição pouco confortável mas os meus membro inferiores é quem têm pagado o pato até agora. Depois da queda e com as intermináveis horas de perna arqueada, as proteções da roupa começaram a me machucar. Com a panturrilha levemente inchada e o calcanhar direito ainda sofrendo da minha primeira queda, hoje foi decretado healing time.


A viagem entra em recesso e deve ser continuada amanhã a caminho de Uberlândia onde encontrarei o couchsurfer Gilberto e sua família. Portanto, agora é descansar para estar 100% para a reta final, tecnicamente a mais fácil pelas melhores condições da estrada e pelas pistas duplas, a viagem está chegando perto do seu fim.

Um comentário:

Anônimo disse...

ô, deu dó dessas canelinhas.
vamos fazer um gelo?

beijo quase, meu amor.